Sobre nós

Minicor - Coragem é uma associação particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, regida, em geral, pelas disposições da lei aplicável e pelos seus estatutos.

A Associação tem a sua sede no Hospital de Santa Cruz, Avenida Professor Reinaldo dos Santos, Carnaxide, Conselho de Oeiras, Lisboa.

História

A Associação Coragem nasceu em 2008 (inicialmente denominada como Associação Minicor- Associação de Solidariedade Social) pelas mãos dos médicos Miguel Abecassis e Rui Anjos e das enfermeiras Filipa Luz e Nazaré Vilhena. Todos eles técnicos de saúde do serviço de pediatria do Hospital Santa Cruz, em Carnaxide. Foram eles que, de uma forma natural, começaram a ajudar os pais com filhos que sofriam de doença cardíaca. Perceberam, desde logo, que ajudando os familiares ajudavam os seus mais pequenos pacientes.

Na época que antecedeu as modernas Técnicas Terapêuticas, era a área da saúde pediátrica com maior taxa de mortalidade. No entanto, há 25 anos a taxa de mortalidade era de 80%, situando-se actualmente abaixo de 20%. Ao longo deste período conseguiu-se reverter o índice de insucesso e isso, no mínimo, deu-lhes e continua a dar-lhes todo o alento para continuarem nesta árdua tarefa de salvar vidas. Dos quatro técnicos que iniciaram a Associação Coragem, passaram a quase duas centenas de sócios nos primeiros anos de actividade. São eles colaboradores do Hospital de Santa Cruz, pais, mães, amigos e até antigos pacientes que partilham ou partilharam a mesma angústia e ao mesmo tempo a mesma esperança. Todos eles vivem ou viveram a mesma dor e a mesma ânsia de superação. Os que têm mais ajudam os que pouco ou nada têm e estes ajudam com um sorriso, transmitem uma esperança!

Porquê o nome coragem?

Porque fomos ao fundo do coração e encontrámos a palavra que exprime:

Firmeza, energia, ânimo, valentia e perseverança.

Porque os nossos meninos são corajosos

Porque para ter coragem é preciso ter coração