Missão

Promoção e divulgação do conhecimento das doenças cardíacas em pediatria e adquiridas em idade pediátrica; apoio aos doentes e famílias tratadas no serviço de cardiologia pediátrica do Hospital de Santa Cruz; colaboração com instituições congéneres nacionais e estrangeiras no apoio a crianças com doença cardíaca e colaboração com o Hospital de Santa Cruz.

Estatutos da Associação Coragem

Para a realização de todos os seus propósitos, incumbirá à Associação proporcionar aos portadores dest adoença a melhor qualidade de vida possível, designadamente através das seguintes acções:

• Promover a sua divulgação nacional;
  • Promover e tomar efectivos, junto de entidades oficiais, todos os meios de acção que visem proporcionar facilidades de diagnóstico, terapêutica, reabilitação do doente, bem como todo o apoio aos seus familiares;
  • Promover ações de índole científica, investigacional e educacional, como por exemplo: identificação precoce da doença; aconselhamento genético; avaliação contínua das potencialidades; programação da intervenção médica e a educação para a saúde; programação de intervenção médica e a educação para a saúde; treino e educação adequados; reavaliação de esestudos cientificos, se possível, multicêntricos; introdução de novas terapêuticas; organização de biblioteca sobre o tema; formação contínua e outras.
  • Promover acções de índole social: colaboração com os meios de comunicação social; colaboração com os fabricantes ew importadores de material terapêutico, lúdico, etc; apoio a instituições que apoiem crianças com doença cardíaca; apoio Às crianças com doença cardíaca e seus familiares durante os períodos de internamento hospitalar ou em outras instituições; colaboração na definição das necessidades específicas das crianças com doença cardíaca; delação ao Ministério Público de quaisquer casos de maus tratos ou abusos; elaboração de uma vulgata a respeito da doença; apoio de manifestações de índole cultural relacionadas, de algum modo, com a doença; exercício do lazer e do desporto; formação profissional.
  • Angariar fundos junto de entidades oficiais e privadas para os fins anteriormente mencionados e, ainda, outros que a Direção entender convenientes.